» Home » Eventos » Divino » Grandes Festas do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada
Grandes Festas do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada
Texto de:João G. Silva
Fotos de: Mário Jorge Pereira Adiaspora.com Julho 2010
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada atraem milhares de pessoas à cidade. Esta é a sétima edição de uma das maiores festas religiosas dos Açores, recuperadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada há sete anos, depois de terem sido interrompidas por mais de duas décadas.
Ao princípio da tarde de ontem, cerca de 12.500 pessoas, muitas das quais emigrantes em visita a São Miguel e ainda muitos turistas, saborearam as chamadas “Sopas do Espírito Santo”. Logo depois do meio-dia, apesar do chuvisco que teimava em cair, já a primeira leva de quatro mil pessoas se encontrava sentada para comer as sopas, acompanhadas de vinho de cheiro e laranjada.
Entre os que comensais, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, vereadores, assim como os principais colaboradores daquela autarca.
Toda e qualquer pessoa pôde participar na refeição, cujo objectivo é de celebrar a fraternidade e a solidariedade, valores de referência nestes festejos em honra do Espírito Santo, os quais foram introduzidos nas ilhas açorianas pelos primeiros povoadores.
Carne e fatias de pão constituem os principais ingredientes das “Sopas do Espírito Santo”, confeccionadas este ano por um grupo de jovens das Feteiras sob orientação do Coral de S. José.
A promoção das festividades esteve a cargo da Edilidade daquela que é a maior cidade açoriana, enquanto a Associação Agrícola de S. Miguel se incumbiu de providenciar as 2,2 toneladas de carne necessárias à preparação das sopas.
Diversos industriais de panificação da região garantiram os 1.500 bolos de massa sovada que foram servidos aos comensais, com os refrigerantes a serem disponibilizados por outras empresas locais.
Por outro lado, um grupo de mulheres de Fenais da Luz forneceu os 250 quilogramas de arroz doce servidos no banquete, iguaria esta que é sempre um dos pontos altos destes festejos.
No domingo, pelas 10h30, realizou-se a Missa Campal, no Largo da Matriz, a qual foi presidida pelo Bispo dos Açores. A partir das 12h00, foi distribuído o Bodo de Leite, na Praça Gonçalo Velho. A Coroação dos Impérios do Concelho saíu do Campo de São Francisco pelas16h00 e ás 21h00, realizou-se o lançamento do livro ''A Ilha, a Fé e o Homem'', de António Tabico, na Praça do Município, seguido de Cantigas ao Desafio pela Associação de Cantadores ao Desafio dos Açores. Às 21h30, nas Portas da Cidade, teve lugar o concerto de encerramento pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e, às 23h00, um grande espectáculo de fogo-de-artifício, em frente à Praça Gonçalo Velho, iluminou os céus da cidade de Ponta Delgada.
Culto do Divino Espírito Santo une Povo
de Santa Catarina nos Açores